Dicas para um consumo mais sustentável (Green Friday)
E se este ano deixasse de celebrar a Black Friday (na quarta sexta-feira do mês de novembro), contrariando a tendência de consumo excessivo, e optasse antes pelas iniciativas da Green Friday?
A Green Friday vem responsabilizar os consumidores, desafiando-os a refletir melhor sobre a importância de não consumir compulsivamente (e de não ceder a descontos massivos da época, comprando produtos que nem são necessários), e estimulando a adoção de comportamentos de consumo mais conscientes, sustentáveis e amigos do ambiente.
De seguida deixamos quatro simples dicas para o ajudar a reduzir o impacto ambiental das suas compras neste período.
|
1. Responda a algumas perguntas antes de comprar algo
Se quer não quer deixar de aproveitar esta época, inclusive para compras de Natal, e pretende fazê-lo de forma mais consciente e sustentável, basta pensar duas vezes antes de comprar algo, e refletir sobre as seguintes questões:
- Precisa mesmo de o/a comprar? E não há nenhum produto que já tenha em casa que possa desempenhar a mesma função?
- Se é mesmo necessário, está a planear comprar o produto a uma marca grande? Será que não o/a conseguiria encontrar em segunda mão e com boa qualidade?
- É algo que poderia adquirir a um negócio ou uma marca local, pequeno e/ou sustentável?
|
|
2. Apoiar o pequeno comércio e o comércio local
Durante a Black Friday (e a Cyber Monday que se lhe segue) aqueles que saem mais prejudicados são os pequenos comerciantes, produtores locais, e comércios sustentáveis, que não têm capacidade para competir com as promoções dos grandes.
Assim, se não conseguir resistir a não consumir, e como forma de compensar os estragos da Black Friday, apoie o movimento da Green Friday: compre a pequenos negócios, de marcas eco conscientes ou através de iniciativas responsáveis e com um objetivo solidário. Pense também que, nestes negócios, a probabilidade de encontrar algo especial e único é maior, o que valorizará ainda mais os seus presentes de Natal!
|
|
3. Se comprar às grandes marcas, procure iniciativas que contrariam a Black Friday
São cada vez mais as marcas que optam por substituir as promoções da Black Friday pela Green Friday, seja promovendo a venda de gamas de produtos ecológicos, seja com promoções em produtos mais sustentáveis, eficientes, com ciclos de vida mais longo, ou mesmo com campanhas que promovem uma economia circular ou a doação de parte do valor das vendas a uma IPSS ou a alguma causa nobre.
Esteja atento e dê preferência a estas iniciativas mais conscientes e responsáveis!
|
|
4. Vá mais longe e participe ainda na Circular Monday e/ou na Giving Tuesday
Para além da Green Friday, e ainda com o objetivo de contrariar o consumo excessivo, poderá igualmente participar na Circular Monday e na Giving Tuesday.
A Circular Monday realiza-se na segunda-feira antes da Green Friday, sob o mote “Reutilizar, reciclar, alugar”, e tem como o objetivo a promoção de uma economia circular, da preferência por produtos em segunda mão, em vez da constante aquisição de produtos novos.
Já a Giving Tuesday é celebrada na terça-feira a seguir à Green Friday, com o intuito de criar uma onda massiva de generosidade e apoio a causas sociais. Considerado o maior movimento de solidariedade mundial, o Giving Tuesday depende de todos aqueles que queiram ajudar uma causa: existem diferentes projetos, com necessidades distintas, sendo que poderá ajudar com o seu tempo ou competências, ou com a doação de bens, donativos ou sangue. Saiba mais no website https://www.givingtuesday.pt/ .
|
Marketing & Communication
Servdebt