|
1. Prepare com tempo e atenção o suporte da apresentação
Esqueça os slides cheios de texto e as milhentas animações de transição de conteúdos! Numa apresentação o que se quer é que a audiência preste atenção àquilo que dizemos, e quando temos um suporte cheio de texto (mesmo que seja o que estamos a dizer, vão estar mais preocupados com a leitura do que connosco) ou quando a cada minuto a sua atenção é roubada por uma animação de texto ou de transição de slide, isso não irá acontecer!
Reveja com atenção todo o conteúdo escrito e corrija eventuais erros ortográficos.
Esteja bem familiarizado com a organização dos slides e os conteúdos presentes em cada: desta forma a probabilidade de se esquecer, durante a apresentação, que lá tem algo será menor, além de que o ajudará a memorizar melhor o conteúdo da apresentação.
Dica extra: tente começar e terminar com algo memorável e que envolva as pessoas, como uma questão, um desafio ou jogo com a audiência, uma estatística relevante e impressionante (desde que faça sentido com o tema em questão), terminar reforçando algo que disse na abertura, resumindo os 3 pontos principais, ou contando uma história que ilustre a mensagem a passar, por exemplo.
|
|
2. Prepare-se e pratique com e/ou sem público
Ter domínio sobre o assunto que vai apresentar é meio caminho andado para uma maior segurança e uma apresentação de sucesso! Faça apontamentos, e dedique algum tempo a estudar o assunto da apresentação, para poder dominar o tema e estar pronto para eventuais questões.
Estude várias vezes as suas notas e treine o discurso em conjunto com o seu suporte. Nalguns casos poderá dar-se o caso de ser necessário praticar com público, e poderá pedir a família, colegas ou amigos para o ajudarem com dicas e comentários construtivos, que irão aprimorar a sua apresentação. Estes testes com público também são uma boa forma de aprender a controlar a ansiedade e o stress que possa estar a sentir.
Dica extra: Se não quiser praticar com público, pode sempre gravar-se a apresentar, e depois de ouvir poderá corrigir os pontos que podem ser melhorados.
|
|
3. Conheça o seu público
Tenha a curiosidade de saber quem será o seu público, tente descobrir, minimamente, o perfil das pessoas que estarão presentes, e saiba o quanto estas sabem sobre o assunto sobre o qual irá apresentar.
Com isto poderá preparar-se melhor, adaptar o seu discurso para que fique mais personalizado e interessante, além de que saberá se pode utilizar termos mais técnicos ou se terá de ter uma linguagem mais acessível. Perceberá se pode ser mais didático ou tratar o tema de forma mais ou menos aprofundada.
|
|
4. Vista-se de acordo com a ocasião
As primeiras impressões são muito importantes, razão pela qual deve ter especial atenção à escolha da indumentária que irá utilizar para a apresentação. O que escolher irá afetar a imagem que as pessoas criam de si, pelo que deverá optar por algo que corresponda com o público e contexto.
|
|
5. Faça um breve resumo e enquadramento inicial
Seja breve e direto nesta parte: esclareça o objetivo da apresentação e alguns temas que serão abordados para que a audiência tenha alguma orientação relativamente ao que está prestes a ouvir.
|
|
6. Dê ritmo à sua apresentação e evite bengalas linguísticas
O controlo da velocidade da fala e do tom da voz passam uma sensação de autoconfiança para o público, além de que o tom e o ritmo adequado tornam a apresentação mais compreensível e interessante aos olhos da audiência. Pronuncie as palavras de forma clara, e faça pausas para deixar o seu discurso respirar, e para você respirar e recuperar o fôlego, acalmar o corpo e organizar as ideias.
Utilize estas pausas e o silêncio a seu favor, evitando bengalas linguísticas (“aaah”, “tipo”, “de facto”, “então”, “hum”, entre outras), que apenas o vão deixar mal visto aos olhos da audiência ou irão passar a ideia de que está nervoso e que não está à vontade com o tema que foi apresentar. A maior parte das vezes repetimos estes termos sem nos apercebermos ou porque estamos nervosos. Aprenda a reconhecer esses apoios e comece a controle a sua vontade de falar sem parar.
|
|
7. Cuidado com a expressão corporal
A linguagem corporal diz-nos muito sobre uma pessoa, e pode influenciar a forma como passamos e rececionamos uma informação. Por esta razão, para fazer uma apresentação de sucesso não deve interpretar uma estátua, permanecendo imóvel no mesmo local, nem tão-pouco deverá imitar um cantor num concerto, andando de um lado para o outro.
Encontre um meio-termo: movimente-se, por exemplo, para chamar a atenção para alguma informação que está a ser apresentada no suporte; evite ficar muito tempo com os braços cruzados, à frente ou atrás das costas (mãos dentro dos bolsos são proibidas!); e evite estar sempre a mexer no cabelo, só irá transmitir uma imagem de nervosismo e insegurança.
Dica extra: Evite concentrar a sua atenção em apenas uma ou duas pessoas, numa determinada secção da sala, ou mesmo num ponto fixo, como se fosse um robô.
|
|
8. Sorria, use humor e interaja com a plateia
Ninguém gosta de assistir a uma apresentação em que sinta que o apresentador foi forçado a lá estar ou que não gosta daquilo que está a apresentar ou da sua audiência, certo? O sorriso é uma forma de nos tornarmos mais acolhedores aos olhos dos outros, de colocarmos a audiência mais relaxada e nos ligarmos com o nosso público. Mesmo que não estejam a olhar para si, vão conseguir ouvir o sorriso na sua voz.
Se o público, o tema e o ambiente permitirem, poderá utilizar um tom mais descontraído e bem-humorado, para se aproximar mais da audiência. Mas cuidado: não use piadas em excesso! Para envolver ainda mais a sua audiência, procure criar formas de diminuir um pouco a pressão que possa existir, por exemplo, colocando alguma questão que implique resposta da parte do público, pedindo sugestões, estimulando a escolha entre algumas opções que apresente, entre outras.
Tudo o que possibilite a criação de uma conexão emocional com o público é válido e estará a seu favor! Desta forma, o seu discurso poderá ficar mais divertido e envolvente, conquistando mais a atenção do público.
|
|
9. Chegue com antecedência e garante que está tudo a postos
Não há nada pior para os nervos e níveis de stress que chegar em cima da hora e ter algum contratempo no momento da projeção do suporte de apresentação ou no som do microfone!
Para garantir que nada disto lhe acontece, e que começa com o pé direito, deverá organizar-se de modo a estar no local, pelo menos, cinco a dez minutos antes do início da apresentação. Caso surja algum imprevisto ou irritação, tente manter-se positivo e com foco na apresentação.
|
|
10. Não precisa de ser especialista em tudo
Quando se preparar para a apresentação lembre-se de se preparar de igual modo para o pós: as questões que a audiência poderá colocar. Mas recorde-se que, se alguém colocar uma questão à qual não saiba responder, o ideal será mesmo, após agradecer a questão colocada, admitir que não tem conhecimento sobre o tema, mas que irá estudar a questão para lhe poder dar resposta posteriormente. Não se sinta péssimo por não saber responder, ninguém sabe tudo!
|