Dicas para aprenderes uma língua nova
Sabemos que ser fluente em mais que uma ou duas línguas não é tão fácil como parece e se este é um objetivo para 2024, por questões profissionais ou por questões pessoais, então vamos ajudar-te a alcançá-lo.
Seguem algumas dicas que te podem ajudar a obter esta habilidade:
|
1. Pratica em grupo
Praticar com outras pessoas permite-te experimentar diferentes situações de comunicação e desenvolver a habilidade não só de falar, mas também de escutar.
Além disso, esta é uma ótima maneira de te motivares e te manteres comprometido com a aprendizagem do idioma.
Uma das formas de praticar em grupo é utilizando a tecnologia. Há vários aplicativos e plataformas online que conectam pessoas que estão na mesma situação que tu ou com nativos da língua que estás a aprender.
|
|
2. Repete em voz alta
Aprender um idioma novo exige muito treino e repetir em voz alta é importante para incorporares o vocabulário e para identificares possíveis erros de dicção ou construção das frases.
Ao repetir palavras e frases em voz alta, também te familiarizas com a pronúncia, a entoação e o ritmo da língua, o que é importante para melhorares a tua fluência.
|
|
3. Introduz o novo idioma na tua rotina
A melhor maneira de aprenderes uma nova língua é incorporá-la na rotina diária. Lê notícias, escuta músicas e podcasts e faz amigos que falem o idioma. Quanto mais contacto tiveres com o idioma, mais rápido o aprenderás.
Uma boa dica é aprenderes com filmes e séries. Começa com o áudio original e legendas em português, e evolui gradualmente até conseguires assistir sem nenhuma legenda.
|
|
4. Evita traduções
A tradução literal, além de desnecessária, dificulta a aprendizagem e gera erros na construção de frases, uma vez que a estrutura gramatical é diferente em cada idioma. Traduzir automaticamente também pode criar dependência de traduções e atrasar a aprendizagem do idioma.
Evitar completamente as traduções pode ser desafiante no início, mas com o tempo e a prática, vais desenvolver a tua compreensão e uso natural do idioma.
|
|
5. Não tenhas medo de errar
O processo de aprender um novo idioma leva tempo e exige bastante esforço. Não esperes aprender tudo de uma vez e não desanimes se cometeres erros.
Lembra-te de que todos cometemos erros e que isso é uma parte normal do processo de aprendizagem. Se fores paciente e persistente, verás o teu progresso ao longo do tempo.
Ao teres medo de errar, podes sentir-te inibido e menos propenso a falar ou a comunicares nesse idioma, o que, com certeza, impede a tua evolução.
|
|
6. Estuda todos os dias um pouco
Praticar diariamente com disciplina e concentração é mais produtivo do que estudar muitas horas num único dia e depois demorar para retomar os conteúdos que já aprendeste.
Fazendo isso não te sobrecarregas, percebes os teus avanços com clareza e sentes-te motivado a continuar a aprender.
Estudar um pouco por dia permite que não percas o ritmo de aprendizagem, além de tornar mais fácil manter o que já aprendeste e seguir em frente com os teus estudos.
Lembra-te que é importante estabeleceres metas diárias e semanais para estudar, pois isso ajuda a manter a consistência na evolução.
|
|
7. Valoriza os pequenos avanços
Como aprender um idioma novo é um processo longo e desafiante, é fácil desanimar quando não há avanços notáveis ou quando te sentes estagnado.
No entanto, é importante lembrar que aprender um idioma é um processo cumulativo e que os pequenos avanços são uma indicação de que estás a progredir.
|
Marketing & Communication
Servdebt