Dicas para cumprires com as regras institucionais
Quando convivemos socialmente com outras pessoas, devemos sempre estar atentos aos nossos comportamentos, de maneira que nenhuma situação desagradável possa ocorrer, ou que a nossa imagem fique comprometida. No nosso ambiente de trabalho, as regras institucionais e sociais são geralmente as mesmas, adaptando-se ao dia a dia de funcionamento do escritório, e às relações que construímos com clientes, colegas, gestão da empresa e com todos os outros profissionais que possamos encontrar no nosso dia de trabalho.
Mas quais são essas principais regras de conduta e etiqueta, e por que são elas tão importantes e específicas a nível institucional?
|
1. Autoconsciência
Começa por avaliar as tuas próprias ações e comportamentos. Está atento e consciente sobre a forma como comunicas, como interages com os colegas, superiores e subordinados, e como lidas com situações desafiadoras. A autoconsciência é o primeiro passo para a melhoria pessoal e profissional e para algum aperfeiçoamento que venha a ser necessário.
|
|
2. Escuta Ativa
Uma comunicação eficaz envolve não apenas falar, mas também ouvir. Pratica a escuta ativa durante reuniões e conversas. Faz perguntas para esclarecer pontos de vista, demonstra interesse genuíno nas opiniões dos outros e evita interromper. Isso demonstra respeito e ajuda a construir relacionamentos mais sólidos e duradouros.
|
|
3. Comunicação Clara
A forma como comunicamos no ambiente profissional reflete diretamente a nossa imagem. Mantém sempre um tom respeitoso em e-mails, mensagens e conversas, evitando linguagem vulgar, sarcasmo ou comentários inapropriados. Utiliza saudações apropriadas, assinaturas profissionais e responde prontamente a comunicações importantes. Lembra-te de ser construtivo no feedback e oferecer sugestões de melhorias, em vez de apenas criticar.
|
|
4. Pontualidade e Cumprimento de Prazos
Cumprir prazos e ser pontual é uma forma tangível de demonstrar respeito pelo tempo dos outros e comprometimento com as suas responsabilidades. Chegar a reuniões e compromissos dentro do horário previsto mostra profissionalismo e compromisso. Além disso, cumprir prazos estabelecidos mostra que és confiável e capaz de gerir as tuas tarefas de maneira eficaz.
|
|
5. Dress Code Adequado
A aparência pessoal é uma parte muito importante da etiqueta profissional. Veste-te conforme a cultura e a política de dress code prevista na empresa. Evita roupas muito informais ou extravagantes, optando por um estilo que transmita confiança e profissionalismo. Lembra-te que a primeira impressão muitas vezes é baseada na aparência, então escolhe roupas que reflitam os teus objetivos profissionais.
|
|
6. Gere Conflitos com elegância e assertividade
Conflitos podem surgir em qualquer ambiente profissional. Ao lidar com desentendimentos, mantém a calma e evita confrontos em “público” ou respostas emocionais. Em vez disso, aborda as questões que despoletaram o conflito de forma privada e construtiva, respeitando sempre o ponto de vista da outra parte.
A capacidade de resolver conflitos de maneira respeitosa e profissional é uma habilidade altamente valorizada.
|
|
7. Pratica a igualdade de tratamento
Trata todos os colegas com respeito e igualdade, independentemente de cargos, origens, género, etc.
Valoriza a diversidade empresarial e está disposto a aprender com pessoas com diferentes perspetivas das tuas, de forma a enriquecer o ambiente de trabalho e a fomentar a colaboração.
|
|
8. Espaços Comuns
Mantém limpos, organizados e confortáveis os espaços de utilização comum existentes no escritório, tais como Copas, WCs, Secretárias (p.e. Clean Desk Policy), e Salas de Reuniões reportando ao departamento responsável eventuais anomalias certificando-te que quem os vai utilizar a seguir a ti não terá nada a apontar. Não te esqueças que “comportamento gera comportamento”.
|
|
9. Autenticidade
Embora a etiqueta profissional e cumprimento de regras corporativas sejam importantes, lembra-te de manter a tua autenticidade. A tua personalidade e estilo únicos contribuem para a diversidade e dinâmica da equipa. O segredo é encontrar o equilíbrio entre seguir as normas instituídas e ser verdadeiro contigo mesmo.
|
Em última análise, a etiqueta profissional e as regras de conduta não são apenas um conjunto de regras formais, mas um conjunto de comportamentos que podem impulsionar a tua carreira e aumentar as oportunidades de sucesso.
Ao dominar a etiqueta, vais ganhar, não apenas, o respeito dos outros, mas também vais construir uma reputação sólida ao ser considerado um profissional confiável, competente e respeitador, e no que diz respeito às regras de conduta, elas vão ajudar em processos de integração à cultura corporativa e vão facilitar a convivência com os que te rodeiam e tornar mais agradável o dia a dia no escritório.
Marketing & Communication
Servdebt